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sexta-feira, 27 de novembro de 2009

As quatro estações


O metrô de São Paulo tem cinco linhas e 55 estações. O do Rio, menos extenso, mas com muito mais glamour, tem 33. O de BH, mais modesto, mas super em conta, tem 19 estações e bilhetes a R$ 1,80. Mas o de Salvador – ah, o de Salvador… Bem, ainda não se sabe se os assentos vão ser em couro com design de Davi Bastos, se a passagem vai custar R$2,95 ou R$4,00 e, principalmente, se as obras vão ser concluídas no novo prazo estipulado - julho de 2010. O que o povo já descobriu é que esperou dez anos por… um disco de Sandy e Júnior. É, amigos. O metrôzinho de Salvador vai ter uma linha de 6,5km de extensão e quatro estações. Quatro. Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte (Rótula do Abacaxi). Se o freguês precisar ir até o Retiro, vai ter que se retirar do veículo e pegar um buzú até o destino final. O mais gostoso é saber que, pelo projeto inicial aprovado em 1999, com a verba prevista de R$ 325 milhões, este freguês deveria estar chegando em Pirajá de metrô desde 2003. Mais de 70% desse valor já foi gasto. E o tempo? Vou poupar-nos dessas discussões pequenas. Aliás, não vou não. Não consigo deixar de contar que, em uma entrevista em 2006, o então Secretário Municipal dos Transportes (e pai de um colega meu), tio Nestor Duarte, me garantiu que o metrô seria entregue em 2007, lastimando muito o atraso. Bonito para a sua cara, tio. Mas a culpa não é sua não. Nem da Metrosal, consórcio que venceu a licitação para dar vida ao metrô de Salvador. Muito menos da Companhia de Transportes da cidade. A culpa é mesmo de Sandy e Júnior, que, em uma atitude impensada, batizou o disco lançado em 1999 de “As Quatro Estações” e me permitiu fazer essa piadinha sórdida.

1 Comentários:

Às 11 de dezembro de 2009 às 11:42 , Blogger Salvatore disse...

muito boa a sua ironia, naty!

 

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